Clair Obscur: Expedition 33 foi desqualificado dos Indie Game Awards por usar IA

18 de dezembro, os Indie Game Awards de 2025 coroaram Clair Obscur: Expedition 33 com os prémios «Best First Game» e «Game of the Year». Esta foi mais uma distinção para a Sandfall Interactive. Mas esta história de sucesso terminou em controvérsia.

Os organizadores anunciaram que o RPG do estúdio francês foi despojado dos seus prémios. A desqualificação foi motivada pela confirmação da Sandfall de que utilizou IA generativa durante o desenvolvimento do jogo. O regulamento dos Indie Game Awards estipula que «os jogos desenvolvidos com recurso a IA generativa não são elegíveis para nomeação».

Esta decisão foi acompanhada pela seguinte declaração:

«Os Indie Game Awards têm uma posição firme sobre o uso de IA generativa durante todo o processo de nomeação e durante a própria cerimónia. Quando foi submetido para consideração, os representantes da Sandfall Interactive concordaram que não foi utilizada IA generativa no desenvolvimento de Clair Obscur: Expedition 33.

À luz da confirmação da Sandfall Interactive sobre o uso de IA generativa no dia da estreia dos Indie Game Awards 2025, isto desqualifica Clair Obscur: Expedition 33 da sua nomeação.»

R$ 199-15% R$ 169.20 Código Steam

Nossa opinião


Será que isso foi justo, ou simplesmente os responsáveis não aceitaram que o game foi um espetáculo diante da aceitação do público? Afinal, o jogo vendeu muito e, com 100% de certeza, isso aconteceu por entregar aquilo que os jogadores gostam: um game focado na experiência, sem inclusão forçada de pautas políticas ou agendas que ninguém pediu para ver nos jogos atuais.

Agora, até que ponto foi utilizada IA em Clair Obscur: Expedition 33? Há algum tempo, os desenvolvedores deram uma entrevista comentando o uso de inteligência artificial para auxiliar no desenvolvimento do game, mas nunca ficou claro o quanto dessa tecnologia esteve presente. Seja como for, não dá para perceber nada de artificial no resultado final. Se o uso de IA proporcionou esse belíssimo jogo, então que a utilizem quantas vezes quiserem, pois o game é excelente.

Acredito que o Indie Game Awards 2025 não aceitou perder e criou essa desculpa, já que a premiação não permite o uso de IA por conta de suas próprias regras. No entanto, a tecnologia está avançando rapidamente e, em um futuro muito próximo, praticamente todos os games vão utilizar IA para otimizar processos de produção. A própria Unreal Engine, da Epic Games, já possui essas ferramentas integradas e as disponibiliza para os desenvolvedores.

O Indie Game Awards de 2025 vai precisar rever suas regras, pois em breve todos os jogos terão algum nível de IA envolvido. O que ninguém quer é IA sendo usada para criar jogos malfeitos, nos quais seja evidente que tudo foi feito de forma automática e sem cuidado — o que claramente não foi o caso de Clair Obscur: Expedition 33.

Fonte: Instant Gaming

Menkay

Estudou na instituição Leonardo Da Vince, cursou Tecnólogo de Segurança do trabalho, fez Design no CETEB, Amante de literatura e Criador do canal do Menkay, sua paixão é produzi conteúdo para youtube de games.

https://menkay.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *